LEX MACHINAE

Daniel Becker e Pedro Lameirão

LEX_MACHIN_201

“Se você não se autocanibalizar, você será canibalizado.”

(Steve Jobs)

 

Faz menos de três meses que Pedro Lameirão e eu lançamos o portal Direito da Inteligência Artificial. Nós  decidimos criá-lo no começo de 2017 e passamos praticamente todo o primeiro semestre imergidos na matéria tão pouco explorada no Brasil.

Contudo, ao nos aprofundarmos mais no tema, percebemos que o nome “Direito da Inteligência Artificial” (www.direitodainteligenciaartificial.com) não atendia as ambições do projeto.  Diante disso, passamos a buscar um nome que se adequasse de forma mais satisfatória à amplitude de nossos objetivos, até que encontramos LEX MACHINÆ. A expressão em latim é polissêmica e pode ser traduzida como direito da máquina ou lei da máquina.

“Direito da máquina” contempla de forma mais adequada outros campos de estudo e tecnologias disruptivas tão importantes quanto a inteligência artificial, tais como neurociência, blockchain, engenharia genética, big data, entre outros. “Lei da máquina” suscita a dúvida sobre quem será responsável por exercer essa função de poder em um futuro não tão distante.

Ambos os sentidos retratam o quão instigante é o tema e convidam o interlocutor a participar do debate, objetivo primordial do projeto. Acesse o novo endereço (www.lexmachinae.com), deixe sua opinião e não esqueça de se cadastrar para receber os artigos diretamente no seu e-mail.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s